religião

Explorations dans l'intérieur de l'Afrique Australe et voyages à travers le continent de Saint-Paul de Loanda à l'embouchure du Zambèse de 1840 à 1856

Acervo
Yan de Almeida Prado
Ano
1859
Autor
David Livingstone
Editora
L. Hachette
Local
Paris
Resumo

Obra de David Livingstone, traduzida do inglês, é o relato de viagem realizada à África no período de 1840 a 1856. O roteiro inicia no litoral ocidental africano, atravessando a África de Oeste a Leste, e parte para o litoral sul-africano, passando pelo rio Zambése. São descritos as relações sociais dos povos visitados, os apectos culturais e religiosos, a poligamia, a medicina local e as relações entre os povos em geral. Há descrições geográficas do deserto kalahari e os tipos de vida local. São detalhados temas como comércio, doenças dos animais selvagens, religiosidade dos povos, sua hospitalidade e recepção e a organização social dos indígenas.

Voyages en Guinée et dans les Caraibes en Amérique, par... Tirés de sa correspondance avec ses amis. Traduits de l´allemand, avec figures

Acervo
Yan de Almeida Prado
Ano
1793
Autor
Paul Erdman Isert
Editora
Maradan
Local
Paris
Resumo

O livro possui descrições do comércio, religião, língua, hábitos, arte, maneira de viver e doenças dos africanos; descrição do reino e habitantes de Dahomey; informações sobre a chegada dos europeus e suas possessões; rebelião de escravos nos navios negreiros, e descrições das possessões de Martinica e Guadalupe na América Central. As descrições em geral abordam sociedade, cultura e dados físicos como a meteorologia dos respectivos locais.

Travels in the interior districts of Africa

Subtítulo

performed under the direction and patronage of the African Association, in the years 1795-1796 and 1797

Acervo
Yan de Almeida Prado
Tipo de material
Livro
Ano
1810
Autor
Mungo Park
Editora
W. Bulmer and Co.
Local
Londres
Resumo

Relato da viagem empreendida pelo autor de Pisania, no rio Gâmbia, a Silla, no rio Joliba ou Níger, e seu retorno à Grã Bretanha. Contém a descrição dos hábitos, organização social e crenças das diversas tribos encontradas, das dificuldades e cativeiros enfrentados pelo autor ao longo da jornada, dos contatos comerciais entre europeus e nativos, da oferta de escravos e ouro, bem como das particularidades locais referentes ao clima, relevo, flora e fauna. Há um apêndice com um vocabulário e expressões comuns dos Mandingo, etnia da África Ocidental.