O Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) Brasil África da USP tem como objetivo promover a consolidação de um espaço interdisciplinar de pesquisa, debate e divulgação para pesquisadores e grupos de pesquisa que estudam o Continente Africano e as relações afro-brasileiras.

Até este momento, o núcleo teve uma composição que enfatizou sobretudo as abordagens históricas, literárias, linguísticas, econômicas, culturais e políticas relativas a temporalidades diversas.

O núcleo tem mostrado, além disso, uma vocação não só para o aprofundamento das abordagens acadêmicas, como também para a expansão das conexões entre a universidade e os espaços extra-acadêmicos.

As ações do NAP Brasil África orientam-se por uma perspectiva interdisciplinar, cuja necessidade emana da própria natureza do objeto, uma vez que, para serem apreendidas em sua complexidade, as realidades africanas devem ser tratadas em seus múltiplos aspectos, os quais exigem perspectivas e metodologias diversificadas que precisam necessariamente dialogar. 

A produção de conhecimento sobre as realidades africanas e afro-brasileiras tem sido indispensável para que a sociedade brasileira possa ampliar sua compreensão sobre a complexidade dos processos históricos vividos, suas dinâmicas culturais e as relações econômicas e políticas estabelecidas a partir das aproximações entre o Brasil e o continente africano. Igualmente importante é refletir sobre o modo de inserção de negras e negros na sociedade brasileira, bem como sobre as singularidades dos bens culturais produzidos pelos africanos e seus descendentes.