Programa para Refugiados Consolida Pesquisas e Ações para a Sociedade

O Programa para Refugiados desenvolvido pelo NAP Brasil África/USP em parceria com a sociedade civil e com a participação de docentes e discentes de diversas unidades da USP (incluindo  integrantes do NAP que desenvolvem pesquisas em IC e pós-graduação), em abordagem interdisciplinar, tem se destacado cada vezmais como uma iniciativa  que reconhecidamente  ajuda a desenvolver os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU, em especial aquele relacionado à educação de qualidade.

O estabelecimento de relações políticas, culturais e econômicas consistentes e duradouras entre os países da África e da América do Sul pressupõe a construção de conhecimento mútuo das sociedades envolvidas. Os estereótipos culturais e as representações politicamente motivadas sobre a África, os países árabes e a América do Sul só podem ter seu efeito negativo contrabalançado pela produção constante de saberes acadêmicos, embasados em pesquisas empíricas de qualidade, bem como pela disponibilidade de textos representativos da produção cultural africana, árabe e sul-americana.

Gostaríamos de agradecer o apoio da USP, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e da Fundação Banco do Brasil. O Programa oferece formação a refugiados, imigrantes e apátridas, além de desenvolver materiais didáticos e produtos tecnológicos de ensino, em um projeto de inclusão educacional, social, financeira e em serviços públicos para estudantes refugiados e imigrantes, oferecendo oficinas e cursos. Pessoas interessadas em participar podem escrever para o NAP Brasil África.