escravos

The African slave trade and its remedy

Acervo
Yan de Almeida Prado
Ano
1840
Autor
Thomas Fowell Buxton
Editora
John Murray
Local
Londres
Resumo

A obra, dividida em duas partes, trata da questão da captura e do comércio de escravos africanos. Inicia listando os principais destinos, bem como os principais responsáveis pelo tráfico de escravos, tanto cristãos como muçulmanos; mortalidade entre os cativos; degeneração da população e economia africana; crenças e costumes "cruéis" dos povos africanos. A segunda parte, intitulada Remedy, é um estudo a fim de reparar os danos causados pelo comércio de escravos e inclui um plano de ação que consta de: incremento da frota naval inglesa e sua distribuição pelos principais portos africanos; acordos com os líderes africanos; estabelecimento de fortes e colônias; comércio de importação e exportação de minerais e produtos agrícolas e manufaturados; importância comercial das principais regiões africanas; missões religiosas. Inclui ainda apêndices com cartas e despachos oficiais.

Escravatura, beneficios que podem provir ás nossas possessões d´Africa, da prohibição daquelle trafico

Subtítulo

Projecto de huma companhia commercial que promova e fomente a cultura e civilisação daqueles dominios

Acervo
Yan de Almeida Prado
Ano
1840
Autor
Sebastião Xavier Botelho
Editora
Typographia de José B. Morando
Local
Lisboa
Resumo

Neste livro o autor defende a proibição do comércio de escravos argumentando que o desenvolvimento das colônias seria mais pacífico e proveitoso dessa forma. Rebate os argumentos contrários à sua tese buscando na religião, na comparação entre brancos e negros e nas leis de livre comércio e mercado as justificativas a seu raciocínio, lembrando ainda que na sitação de trabalhador forçado o negro não seria produtivo e inventivo e ainda tenderia a odiar e rebelar-se contra seu dono.

Historia de la esclavitud de la raza africana en el Nuevo Mundo y en especial en los paises améro-hispanos

Acervo
Yan de Almeida Prado
Ano
1879
Autor
Jose Antonio Saco
Editora
Jaime Jepus
Local
Barcelona
Resumo

Obra dividida em cinco partes e alguns apêndices tratando a questão da escravidão, dos descobrimentos e da fundação e características das colônias européias, principalmente as espanholas. Através dos relatos acerca dos conhecimentos históricos e geográficos que se tinha na Antiguidade e Idade Média sobre a África, como por exemplo os de Heródoto, Plínio, Estrabão, Marco Pólo, entre outros, e das viagens empreendidas por fenícios e povos europeus a este continente levando em conta a chegada dessas informações à Europa pelo contato com os povos árabes, o autor traça uma cronologia da acumulação de informações sobre o continente, tratando a evolução das questões comerciais e a expansão do comércio e emprego de escravos nas colônias americanas.

Voyages en Guinée et dans les Caraibes en Amérique, par... Tirés de sa correspondance avec ses amis. Traduits de l´allemand, avec figures

Acervo
Yan de Almeida Prado
Ano
1793
Autor
Paul Erdman Isert
Editora
Maradan
Local
Paris
Resumo

O livro possui descrições do comércio, religião, língua, hábitos, arte, maneira de viver e doenças dos africanos; descrição do reino e habitantes de Dahomey; informações sobre a chegada dos europeus e suas possessões; rebelião de escravos nos navios negreiros, e descrições das possessões de Martinica e Guadalupe na América Central. As descrições em geral abordam sociedade, cultura e dados físicos como a meteorologia dos respectivos locais.

Voyage au pays de Dahomé, état situé dans l´intérieur de la Guinée par...

Subtítulo

On y a ajouté des observations sur la traite des nègres, avec une description de quelques parties de la côte de Guinée, durant un voyage fait en 1787 & 1788, avec le docteur Sparrman & le capitaine Arrehenius; par C.B.Wadstrom. Ouvrages traduits de l´anglais

Acervo
Yan de Almeida Prado
Ano
1790
Autor
Robert Norris
Editora
s.ed.
Local
Paris
Resumo

Viagem feita por Robert Norris ao Dahomé, em 1787 e 1788. O livro faz uma breve descrição histórica sobre os reinos e guerras que ocorreram. Descreve também o clima, os modos de produção animal, mineral e vegetal, o tratamento dos negros pelos europeus e a condição dos negros comerciantes e os transformados em escravos.