Daomé

A new account of Guinea, and the slave-trade

Subtítulo

containing, I. The history of the late conquest of the kingdom of Whidaw by the king of Dahome ... II. The manner how the negroes become slaves ... III. A relation of the author's being taken by pirates, and the many dangers he underwent

Acervo
Yan de Almeida Prado
Ano
1754
Autor
William Snelgrave
Editora
J. Wren
Local
Londres
Resumo

Obra que contém a história da conquista do reino de Whidaw pelo rei de Dahomé. Iniciando o relato pela viagem ao território conquistado, o autor descreve os modos e costumes dos conquistadores em relação aos conquistados, os sacrifícios humanos presenciados por ele, bem como a situação do comércio de escravos, detalhando o número de escravos enviados às colônias americanas, as regras e as embarcações usadas nesse comércio. Relata também, na parte considerada pelo próprio autor como a mais interessante, o tempo em que esteve sob a custódia de piratas.

Voyages en Guinée et dans les Caraibes en Amérique, par... Tirés de sa correspondance avec ses amis. Traduits de l´allemand, avec figures

Acervo
Yan de Almeida Prado
Ano
1793
Autor
Paul Erdman Isert
Editora
Maradan
Local
Paris
Resumo

O livro possui descrições do comércio, religião, língua, hábitos, arte, maneira de viver e doenças dos africanos; descrição do reino e habitantes de Dahomey; informações sobre a chegada dos europeus e suas possessões; rebelião de escravos nos navios negreiros, e descrições das possessões de Martinica e Guadalupe na América Central. As descrições em geral abordam sociedade, cultura e dados físicos como a meteorologia dos respectivos locais.

Voyage au pays de Dahomé, état situé dans l´intérieur de la Guinée par...

Subtítulo

On y a ajouté des observations sur la traite des nègres, avec une description de quelques parties de la côte de Guinée, durant un voyage fait en 1787 & 1788, avec le docteur Sparrman & le capitaine Arrehenius; par C.B.Wadstrom. Ouvrages traduits de l´anglais

Acervo
Yan de Almeida Prado
Ano
1790
Autor
Robert Norris
Editora
s.ed.
Local
Paris
Resumo

Viagem feita por Robert Norris ao Dahomé, em 1787 e 1788. O livro faz uma breve descrição histórica sobre os reinos e guerras que ocorreram. Descreve também o clima, os modos de produção animal, mineral e vegetal, o tratamento dos negros pelos europeus e a condição dos negros comerciantes e os transformados em escravos.

Uma viagem ao estabelecimento Portuguez de S. João Baptista de Ajudá na costa da mina em 1865

Acervo
Yan de Almeida Prado
Ano
1866
Autor
Carlos Eugénio Corrêa da Silva
Editora
Imprensa Nacional
Local
Lisboa
Resumo

Escrita pelo tenente da marinha portuguesa Carlos Euguenio Corrêa da Silva, a obra aborda questões gerais sobre o forte português São João Baptista de Ajudá na costa da Mina, atual Benim, na África. Há informações sobre os costumes dos nativos, suas superstições e religiosidade; higiene pública; dados sobre o reino de Dahomé, seu exército, leis e funerais dos reis; as relações entre Portugal e Dahomé, e análises sobre a presença dos missionários franceses no forte.

Dahomé

Subtítulo

esboço geographico, historico, ethnographico e politico

Acervo
Yan de Almeida Prado
Ano
1888
Autor
A. D. Cortez da Silva Curado
Editora
Typ. do Commercio de Portugal
Local
Lisboa
Resumo

Descrição histórica e geográfica do reino de Dahomé, na costa da Guiné, em que se nomeiam os reis e relatam os principais acontecimentos de cada reinado. Através de sua visão de oficial militar, o autor dá informações acerca dos costumes e usos, higiene e saúde, da organização administrativa, jurídica, religiosa e militar. Trata também das relações diplomáticas estabelecidas entre aqueles reinos e os ingleses, alemães, franceses e portugueses.

Descripcao historica, topographica e ethnographica do districto de São João Baptista d'Ájuda e o reino de Dahomé na costa da mina

Acervo
Yan de Almeida Prado
Ano
1869
Autor
Vital de Bettencourt Vasconcelos Corte Real do Canto
Editora
Typ Universal
Local
Lisboa
Resumo

Descrevendo a história administrativa e militar do reino de Dahomé, na Costa da Mina, o autor dá detalhes da construção e disposição do forte de S. João Baptista d'Ajudá, dando também notícia da necessidade de se reforçar o zelo militar a fim de garantir a posse deste estratégico porto comercial. Continua sua descrição indicando as rotas e distâncias entre as cidades, revelando aspectos sobre a geografia, topográfica e hidrográfica, e sobre os modos, costumes, religiões, administração e organização militar dos povos nativos.