escravo

Poems on the abolition of the slave trade

Acervo
Yan de Almeida Prado
Ano
1809
Autor
James MontgomeryJames GrahameE. Benger
Editora
Printed for R. Bowyer by T. Bensley
Local
Londres
Resumo

Livro de poemas e gravuras em que James Montgomery, James Grahame, E. Benger, autores dos poemas, e R. Smirke, autor das gravuras, exaltam as qualidades de defensores da causa abolicionista de homens como Granville Sharp, Thomas Clarkson e William Wilberforce e descrevem as crueldades da captura, cativeiro, comércio e uso de escravos negros nas colônias americanas.

An essay on the impolicy of the African slave trade

Acervo
Yan de Almeida Prado
Ano
1788
Autor
Thomas Clarkson
Editora
J. Phillips
Local
Londres
Resumo

Obra, dividida em duas partes, destinada a rebater as idéias favoráveis ao comércio de escravos argumentando que o principal produto africano buscado pelos europeus, o escravo, não era na realidade um produto. Sugere que o corte de madeira, a busca por remédios extraídos de animais e plantas e o cultivo de pimentas, especiarias, tabaco e algodão, entre outros produtos agrícolas, seriam atividades de baixo risco, com mais rápida e maior lucratividade, devido à larga escala de produção, além de menos desumanas. Discorre sobre as vantagens da produção de cana-de-açúcar por homens livres, compara as perdas de marinheiros em atividades de comércio de escravos e de outros tipos de comércios, com grandes diferenças no número de homens mortos, e descreve as crueldades exercidas contra os africanos em nome do lucro.

Analyse sur la justice du commerce du Rachat des esclaves de la côete d'Afrique

Acervo
Yan de Almeida Prado
Ano
1798
Autor
José Joaquim da Cunha de Azeredo Coutinho
Editora
Baylis
Local
Londres
Resumo

Edição em francês do livro em que o autor José Joaquim da Cunha de Azeredo Coutinho, através de argumentos religiosos, busca provar o quão era importante, tanto à metrópole quanto às colônias, fazer-se exercer o comércio de escravos, "para o seu maior bem, ou para o seu menor mal". Rebate as críticas ao comércio de escravos atacando os Contratos Sociais e as visões revolucionárias de Humanismo, como coisas antinaturais e que destruíam a ordem social. Acrescenta ainda que as Leis humanas não são absolutas, mas relativas, circunstanciais, e que as necessidades da existência propiciaram tanto as leis de direito da propriedade quanto as de direito da escravidão. Ao final do volume propõe uma lei que obrigue o senhor a não abusar da condição de seus escravos.

Thoughts upon the African slave trade

Acervo
Yan de Almeida Prado
Ano
1788
Autor
John Newton
Editora
J. Buckland, J. Johnson, J. Phillips
Local
Londres
Resumo

Obra recomendada para uso nas escolas dominicais inglesas, trata de descrever as principais características do comércio e uso de escravos africanos, porém, contradizendo o senso comum ao afirmar que esse comércio era realizado sem crueldade e que era preferível à morte em batalha que, segundo o autor, igualava-se em número ao contingente de escravos "exportados" anualmente.

The lands of Cazembe: Lacerda's journey to Cazembe in 1798

Acervo
Yan de Almeida Prado
Tipo de material
Livro
Ano
1873
Autor
Royal Geographical Society (Great Britain)
Editora
John Murray
Local
Londres
Resumo

A obra reúne três relatos de viagens através do Sudeste do continente africano. A primeira narrativa, Expedição Cazembe, empreendida por Lacerda e Almeida, até sua morte, e continuada por Francisco João Pinto, teve a intenção de ser uma descrição geográfica do Reino de Cazembe, com as distâncias entre os locais visitados, descrições dos costumes e de particularidades como a caça de elefantes. A segunda narrativa, Viagem dos Pombeiros de Angola aos Rios de Senna, reúne diários, cartas e documentos relativos aos Pombeiros, como eram conhecidos os mercadores de escravos na África, e descreve as particularidades da rota entre Angola e Moçambique. A terceira parte é um resumo da Viagem do Major Monteiro e do Capitão Gamitto pelo Reino de Cazembe, descrevendo as relações comerciais e políticas entre portugueses e os Reis locais.

Travels in the interior districts of Africa

Subtítulo

performed under the direction and patronage of the African Association, in the years 1795-1796 and 1797

Acervo
Yan de Almeida Prado
Tipo de material
Livro
Ano
1810
Autor
Mungo Park
Editora
W. Bulmer and Co.
Local
Londres
Resumo

Relato da viagem empreendida pelo autor de Pisania, no rio Gâmbia, a Silla, no rio Joliba ou Níger, e seu retorno à Grã Bretanha. Contém a descrição dos hábitos, organização social e crenças das diversas tribos encontradas, das dificuldades e cativeiros enfrentados pelo autor ao longo da jornada, dos contatos comerciais entre europeus e nativos, da oferta de escravos e ouro, bem como das particularidades locais referentes ao clima, relevo, flora e fauna. Há um apêndice com um vocabulário e expressões comuns dos Mandingo, etnia da África Ocidental.