Lei 11.645/08

Literaturas de língua portuguesa na escola: construindo diálogos

Autor
Dayse Oliveira Barbosa
Orientação
Rosângela Sarteschi
Resumo

Esta  pesquisa  propõe  a  elaboração  de  sequências  didáticas  bimestrais  que  contemplam  o  estudo  comparativo  entre  literatura  brasileira,  afro-brasileira  e  literaturas africanas de língua portuguesa (em especial, as literaturas angolana,  moçambicana  e  cabo-verdiana),  com  o  intuito  de  evidenciar  como  textos  de  diferentes estilos e contextos literários podem ser apresentados aos estudantes  do primeiro ano do ensino médio da rede estadual de São Paulo, levando-os a  uma  maior  compreensão  sobre  as  relações  dialógicas  existentes  entre  literatura  e  vida  social.  Nesse  sentido,  este  trabalho  pretende  compor  ações  que têm em vista a Lei Federal 11.645/08, que determina a obrigatoriedade do  ensino  de  História  e  Cultura  afro-brasileiras  e  africanas  na  educação  básica  brasileira.