Capes anuncia programa de intercâmbio com universidades africanas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), aprovou um edital de intercâmbio entre as universidades de países falantes da língua portuguesa da África e do Timor Leste.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (18), durante o encontro anual da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (Aulp), na capital de Moçambique.

A verba para o programa é de 1 milhão de euros por ano, valor que equivale a cerca de R$ 2,6 milhões. O valor poderá beneficiar 400 professores e alunos de cursos em instituições brasileiras e do exterior. O dinheiro será usado para pagar passagens aéreas e bolsas para estada pelo período de um a quatro meses, nos projetos de ensino e pesquisa das universidades.

O vice-presidente da Aulp e reitor da UFMG, Clélio Campolina, acredita que o Brasil tem uma dívida social com a África desde a escravidão e o programa é uma maneira de integrar e promover o desenvolvimento da pesquisa nos países africanos, ao mesmo tempo que aproxima o Brasil de um continente em forte ritmo de crescimento.

Fonte: Universia Brasil