Palestra do Prof. Kabengele Munanga - próxima terça-feira (25/08/2015) às 14 horas

Kabengele Munanga é natural da atual República Democrática do Congo (antigo Zaire), e brasileiro por naturalização. Por causa da ditadura militar instalada em seu país de origem, ele foi obrigado a terminar seu doutorado na Universidade de São Paulo, graças à uma bolsa concedida por esta universidade. Doutorado esse concluído entre 1975-1977, em Ciências Humanas (área de concentração em Antropologia Social). Fez toda sua carreira acadêmica como professor efetivo na Universidade de São Paulo, de 1980-2012, de onde se aposentou como Professor Titular do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. É autor de mais de cem publicações entre livros, capítulos de livros e artigos científicos sobre temas relacionados com a Antropologia da África e da População Negra no Brasil. Ocupou cargos de diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (1983-1989) – Vice-Diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP (2002-2006) – Diretor do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo (2006-2010). Recebeu vários prêmios e títulos honoríficos, entre os quais: A Comenda da Ordem do Mérito Cultural, contribuição aos estudos da cultura brasileira, pela Presidência da República Federativa do Brasil (2002) – Grau de Oficial da Ordem do Rio Branco do Ministério Das Relações Exteriores – Palácio do Itamaraty(2013) – Prêmio Benedito Galvão, da Ordem dos Advogados do Estado de São Paulo – Troféu raça negra 2012, pelo Afro- Brás e Faculdade Zumbi dos Palmares. Comenda da Ordem do Mérito dos Palmares, Grau de Oficial, pelo Governo do Estado de Alagoas, entre outros.

Atualmente é Professor Visitante Sênior na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia com uma bolsa da CAPES.