Literaturas de língua portuguesa na escola: construindo diálogos

Classificação
Obras de referência
Esta  pesquisa  propõe  a  elaboração  de  sequências  didáticas  bimestrais  que 
contemplam  o  estudo  comparativo  entre  literatura  brasileira,  afro-brasileira  e 
literaturas africanas de língua portuguesa (em especial, as literaturas angolana, 
moçambicana  e  cabo-verdiana),  com  o  intuito  de  evidenciar  como  textos  de 
diferentes estilos e contextos literários podem ser apresentados aos estudantes 
do primeiro ano do ensino médio da rede estadual de São Paulo, levando-os a 
uma  maior  compreensão  sobre  as  relações  dialógicas  existentes  entre 
literatura  e  vida  social.  Nesse  sentido,  este  trabalho  pretende  compor  ações 
que têm em vista a Lei Federal 11.645/08, que determina a obrigatoriedade do 
ensino  de  História  e  Cultura  afro-brasileiras  e  africanas  na  educação  básica 
brasileira.