SEXTA: Dos Grilhões aos Guizos - projeção do documentário e conversa com a pesquisadora Lívia Monteiro

 

Dos Grilhões aos Guizos

Projeção do documentário Dos Grilhões aos Guizos (dir.: Natália Ferraciolli; coordenação de pesquisa: Lívia Monteiro; 80 min) seguido de conversa com Lívia Monteiro sobre sua tese de doutorado, que deu base à realização audiovisual.

 
Sinopse do documentário:
Por mais de oitenta anos, congadeiros e moçambiqueiros, vestidos com suas roupas brancas, fitas coloridas cruzadas no peito e chapéus, tocam seus instrumentos pedindo licença pelas ruas da cidade de Piedade do Rio Grande (MG) em devoção à Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora das  Mercês e São Benedito.
 
Dos Grilhões aos Guizos - Festa de Maio e as narrativas do passado retrata a memória, a ancestralidade e a identidade negra em Minas Gerais, por meio de um importante patrimônio cultura: a festa de Congada Moçambique de Piedade, conhecida carinhosamente como "Festa de Maio".
 
Gravado entre 2014 e 2016, o filme expõe, através de narrativas embasadas na tradição oral, a relação entre a memória da escravidão à liberdade, indo do passado escravocrata, onde grilhões embalavam festas negras e construíam resistência por meio de cantos, ritmos e rituais, até a conquista da liberdade, representada pelos guizos dos congadeiros-moçambiqueiros de Piedade. Mais que uma conexão sonora entre passado e presente, o som das correntes dos povos escravizados é relido de forma festiva e em tom livre, através deste instrumento musical característico da Festa.
 
 
Dia: 27 de outrubro de 2017, sexta-feira
Horário: 19:30

Onde: auditório Nicolau Sevcenko - Prédio da Geografia/História - FFLCH - USP - Cidade Universitária